Ative o Javascript em seu navegador para visualizar o site corretamente. Facebook noscript

Termos relacionados a internet

Termos relacionados a internet

A internet trouxe muitas mudanças para a vida. Mas junto com a sua praticidade e a facilidade em conseguir qualquer tipo de informação na rede, vieram também os termos relacionados a internet.

Calma que não estamos falando de memes, porque memes todo mundo conhece. A verdade é que nem todas as pessoas conhecem os termos relacionados ao funcionamento da internet e, pensando em ajudar a entender, separamos algumas siglas e expressões que podem facilitar o uso.

Assim, ninguém fica perdido quando estiver falando com um técnico ou quiser entender o que é e quais são as características de uma boa banda larga. Veja a seguir que termos são esses!

Conheça alguns dos termos mais importantes relacionados à internet

Acesso: entrada num website ou na própria Internet através de uma conexão.

Backbone: rede em fibra óptica, constituída por cabos que, em conjunção com equipamentos terminais adequados, permitem a disponibilização de canais de comunicação para serviços de transmissão de dados, voz e imagem.

Banda: capacidade de transmissão de dados na internet.

Cache: área de memória onde é mantida uma cópia temporária de dados armazenados em um meio de acesso mais lento, com o objetivo de acelerar a recuperação dos dados.

Cookies: são pequenos arquivos de texto que armazenam o que o internauta visitou na rede. Esses arquivos de texto ficam gravados temporariamente no computador do usuário e podem ser recuperados, durante a navegação, pelo site que os enviou. Vale destacar que não ocupam quase nenhum espaço no disco rígido.

Domínio: é um nome de fácil memorização que serve para localizar e identificar um computador ou um conjunto de computadores na Internet.

DNS: Quantas vezes o técnico da sua operadora perguntou sobre esse termo e você nem tinha ideia do que seria isso? Pois é, a sigla representa o termo Domain Name System ou, em português, Sistema de Nomes de Domínios. Computador que funciona como um sistema de tradução, relaciona o domínio nominal de um site em número de IP.

FTP: é o protocolo responsável pela transferência de arquivos pela internet. É através dele que o desenvolvedor enviará os arquivos do site para o servidor.

Gateway: é a porta de entrada de cada rede individual ligada à Internet.

Hiperlink: ligação entre páginas de internet, que podem ser inseridos em diversos tipos de conteúdos escritos para dar acesso a uma outra página com apenas um clique.

IP (Internet Protocol): um número de 32 bits que identifica um dispositivo específico (que pode ser um computador, smartphone, impressora ou outro) em uma rede local ou pública.

Kbps (Kilobits Per Second): é uma medida de velocidade de transmissão de dados. 1 Kbps = 1.000 bps (bits por segundo).


Modem: o modem é um dispositivo de entrada e saída, modulador e desmodulador, utilizado para transmissão de dados entre computadores através da linha telefônica.

Navegador: o programa que permite ao usuário da internet consultar páginas e navegar, passando de um ponto a outro na rede, usando links de sites e mecanismos de busca.

Provedor: empresa que fornece acesso à Internet.

QR-CODE (Quick Response Code): é um código de barras bidimensional que pode ser escaneado pela maioria dos dispositivos móveis e convertido em texto interativo, um endereço, um número de telefone, uma localização, ou até um e-mail, contato e um SMS.

Rede: conjunto dos computadores e periféricos conectados uns aos outros.

Roteador: é um equipamento usado para conectar diferentes redes de computadores entre si. Nas conexões à internet, há quase sempre um roteador que conecta a rede local à rede da internet.

Zip: formato de arquivo usado para compactação de dados armazenados no computador. O objetivo da compactação é reduzir o tamanho de um arquivo pesado ou agrupar vários arquivos em um só fim de facilitar o download.

Agora que você já sabe os principais termos relacionados à internet e ao seu funcionamento, que tal conhecer a banda larga da Empire Telecom?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *