Ative o Javascript em seu navegador para visualizar o site corretamente. Facebook noscript

Realidade virtual: o que é e como funciona

Realidade virtual: o que é e como funciona

A evolução da internet traz tecnologias cada vez mais inovadoras para o cenário da transformação digital. Graças à internet de alta velocidade, podemos lidar com sistemas e recursos surpreendentes, com capacidade de tornar a experiência bem próxima da realidade. Esse é o caso da realidade virtual, tecnologia que vem crescendo em diferentes nichos do mercado.

Esse tipo de tecnologia começou com fotos. Hoje, é utilizada em filmes e ambientes tridimensionais gerados por computador. Alguns exemplos atuais da Realidade Virtual como o Oculus Rift conseguem um efeito 3D que impressiona devido à rapidez da interpolação entre as imagens.

Entenda um pouco mais a seguir sobre essa tecnologia e veja como ela é capaz de criar a ilusão de uma realidade por meio de imagens digitais!

O que é a realidade virtual?

Falamos até aqui dessa tecnologia, mas não explicamos o que ela significa de fato. A realidade virtual é um conceito que mexe com os sentidos, simulando realidades em um ambiente virtual. Tudo é criado a partir de um sistema computacional, induzindo efeitos visuais, sonoros e táteis.

A experiência do usuário está em primeiro plano quando pensamos nesse tipo de recurso. Utilizado em diferentes setores comerciais, principalmente no tecnológico, ele transporta a pessoa através dos sentidos, por meio de uma ilusão virtual bem realista.

A realidade virtual tem como base displays estereoscópicos como óculos e headsets. A lógica por trás dessa tecnologia é antiga, porém, a capacidade que se tem hoje em oferecer uma experiência completa ao usuário ocorre graças a esses dispositivos mais avançados.

Que tipo de mudanças essa tecnologia traz?

Diante disso, você deve imaginar que a realidade virtual vem transformando cada vez mais o mundo. Com papel importante na transformação digital que estamos vivendo, esse recurso já promete ter muito impacto.

Vamos lá! Imagine como esse recurso está afetando a área de publicidade. Se a cada nova tecnologia, mais criativo o mercado se torna, com a realidade virtual há ainda mais espaço para usar esse criatividade.

Dependendo de quanto o usuário é capaz de acreditar naquela experiência, a VR pode render momentos bem engraçados.

A moda, o comércio eletrônico e o turismo são três de muitas áreas que serão cada vez mais impactadas pela realidade virtual. A indústria de entretenimento também é outro nicho bastante promissor quando associada a esse recurso.

Seja por permitir o usuário conhecer um lugar que ele jamais pisou, seja por dar a ideia real de uma roupa como se estivesse assistindo a um desfile, a realidade virtual oferece uma experiência diferenciada para as pessoas e de fato é o que tem de mais próximo à realidade nos dias atuais.

PlayStation VR – Sony

Um exemplo real dessa tecnologia no mercado de entretenimento é o headset de realidade virtual da Sony lançado em 2016, o PlayStation VR. Com ele, a pessoa é completamente transportada para dentro do jogo, com imersão visual e auditiva.

Com essa interface, o usuário consegue olhar para todos os lados apenas pelo movimento da cabeça e por meio de fones de ouvidos ele recebe os estímulos auditivos.

Que a realidade virtual é responsável pelos melhores GIFs você já deve ter percebido. Mas está convencido de que você precisa de uma internet de qualidade para aproveitar melhor as novidades tecnológicas? Então não esqueça desse detalhe que faz toda a diferença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *