Ative o Javascript em seu navegador para visualizar o site corretamente. Facebook noscript

Internet das coisas (IOT): um novo passo em direção ao futuro

Internet das coisas (IOT): um novo passo em direção ao futuro

A Internet das Coisas representa um novo momento em que mundo real e virtual não se diferenciam mais. Ou, pelo menos, estão super conectados.

Dessa forma, surgem avanços em todas as áreas, dos eletrodomésticos aos automóveis, das roupas aos smartphones. Hoje, já é possível ver essa tecnologia em diferentes contextos.

Com cada um desses itens conectados à internet, consumidores passam a ter uma experiência diferenciada, lançando um desafio para os negócios.

Na rua, na chuva, na fazenda…

Calma, você ainda está no texto certo. E sim, é o trecho de uma música. Mas é também para mostrar que a IOT chegou em todos os lugares.

Na rua, na chuva e na fazenda, existem iniciativas voltadas para diferentes problemas relacionados a esses contextos.

Veja agora 3 (três) exemplos respectivos para cada um desses contextos acima e entenda o que a aproximação entre mundo real e virtual pode trazer!

IOT e mobilidade urbana

A IOT na rua pode trazer melhorias significativas em termos de mobilidade urbana. Diante de tantos desafios que esse tema traz, principalmente nos grandes centros, a internet das coisas se torna uma saída eficiente para muitos deles.

Algumas das possíveis aplicações da IOT para o trânsito é no monitoramento das vias por vídeo e radares, que pode atingir um nível muito maior de qualidade, como pela adição de ferramentas de reconhecimento ótico de caracteres, OCR.

Outra possibilidade que já ocorre em cidades pelo mundo é tornar a cidade inteligente a ponto dela se tornar sustentável. Em Londres, estudantes criaram uma tecnologia em que as calçadas convertem movimentos e passos de pedestres em energia.

Instalando-a em ruas movimentadas, imagine o quanto de economia de recursos isso traria para a administração de uma cidade?

A melhora no funcionamento de semáforos também é uma realidade trazida pela IOT, em que o tráfego pode ser otimizado se conectados a dispositivos que redirecionam o tráfego de pedestres, carros e ciclistas em tempo real.

IOT e meteorologia

A internet das coisas também está sendo utilizada para melhorar as previsões meteorológicas, com sensores integrados para detectar umidade, temperatura, velocidade e direção do vento.

Isso é extremamente importante para prever catástrofes em regiões de risco, por exemplo, assim como para a agricultura.

IOT e agricultura

Além da previsão do tempo mais precisa auxiliar, e muito, produtores rurais, a produção de alimentos fica mais moderna com essa tecnologia devido a outros avanços.

Existem diversas startups voltadas para melhorar os sistemas de agricultura. Uma delas está desenvolvendo uma plataforma de realidade aumentada para auxiliar as tarefas de manutenção industrial.

Ao apontar para o equipamento com um tablet ou smartphone, o responsável pela manutenção de uma máquina consegue ter um grande volume de dados sobre o seu funcionamento.

Como podemos ver, a IOT pode ser aplicada na maioria das tarefas do dia a dia, melhorando o funcionamento de atividades vitais para as pessoas, como nos casos citados ao longo do texto.

Sendo assim, podemos esperar para o futuro muito mais precisão e eficiência em tarefas cotidianas, o que diminui riscos de acidentes, traz mais qualidade de vida e inteligência às atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *