Ative o Javascript em seu navegador para visualizar o site corretamente. Facebook noscript

Como funciona a internet: backbones e a conexão entre continentes

Como funciona a internet: backbones e a conexão entre continentes

A internet está presente na vida das pessoas. Isso não é nenhuma novidade. Porém, mesmo essas pessoas altamente conectadas não sabem como funciona a internet, muito menos o que é o backbone.

O backbone é quem permite que os dados sejam enviados e recebidos de um lugar para outro, seja qual for o país.

Portanto, vamos falar um pouco mais sobre esse conceito e a conexão entre continentes para te mostrar como e porque você consegue se comunicar tanto com pessoas que estejam do seu lado quanto com a que estão do outro lado do mundo.

O que são backbones e como funciona a internet entre os continentes?

Backbone significa rede de transporte, sendo a principal por onde passam os dados de internautas. Quando alguém envia um e-mail, na verdade está enviando esses dados de uma rede local para o backbone, o qual encaminha a outra rede até que chegue ao seu destino.

A distância que os dados percorrem na rede de internet pode cruzar continentes. Para isso, existe uma estrutura que atravessa os oceanos para esses dados serem enviados.

Isso significa que há cabos de fibra óptica inseridos no fundo dos oceanos, conectando África, América, Ásia, Europa e Oceania. Esses cabos possuem uma estrutura resistente, feita para funcionar perfeitamente no ambiente marinho.

A fibra óptica é aquele material ultra moderno que permite que a internet alcance altas velocidades com o mínimo possível de interrupções.

Veja agora onde esses cabos estão inseridos aqui no Brasil e com que países e continentes eles estão conectados.

Backbones brasileiros: onde estão?

Os cabos inseridos no fundo dos oceanos possuem várias camadas de proteção, com 7 cm de diâmetro. No total, são oito camadas protetoras compostas por materiais como polietileno, mylar, alumínio, policarbonato, invólucro e pasta de petróleo.

No Brasil, há 6 backbones — cabos de fibra óptica altamente resistentes. Esses 6 cabos estão conectados com regiões diferentes.

  • 4 conectados ao Estados Unidos;
  • 1 à Argentina e ao Uruguai; e
  • 1 à Europa.

Após os locais serem avaliados, a inserção desses cabos é feita por meio de um navio que leva os cabos e um robô-submarino que faz a escavação do solo, instalando uma trilha para o cabo passar.

Depois de aprender como funciona a internet, temos certeza de que seu olhar para esse mundo vai ser diferente. Agora você já sabe que nossos oceanos recebem cabos de alta resistência, os backbones, e passam todos os dados que queremos em direção aos nossos destinos.

A cada conteúdo preparado por nós, você conhece mais alguma informação sobre o mundo da internet e as novas tecnologias que já fazem parte da sua vida. Para receber todos eles, não esqueça de assinar nossa newsletter!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *