Ative o Javascript em seu navegador para visualizar o site corretamente. Facebook noscript

A transformação digital para além do que você conhece

A transformação digital para além do que você conhece

O termo transformação digital pode remeter a muitos recursos digitais de hoje, como a computação em nuvem, a IoT, a automação de processos em empresas, dentre outras tendências atuais.

No entanto, a transformação digital não é isso apenas. Ou melhor, é a ideia antes disso e, portanto, vai muito além de utilizar determinadas tecnologias.

Para entrar de fato nessa nova forma de fazer negócio, é preciso mais do que ferramentas, mas uma mudança de mentalidade que reflita na cultura organizacional. Falamos aqui de construir uma cultura digital.

Veja a seguir como se dá esse processo e o que é preciso buscar para se adaptar ao mercado digital!

Como é uma cultura digital?

O primeiro passo é a criação de estratégias com base no ganho de produtividade, seguida da reestruturação de processos e, então, da internalização de uma cultura digital.

Fazer parte da transformação digital requer um novo posicionamento das empresas, que precisam sair de um modelo de gestão engessada para modelos que priorizem produtividade e inovação.

Por que as empresas devem participar da transformação digital?

Uma das principais características de qualquer negócio bem-sucedido é a capacidade de se adaptar aos diferentes momentos do mercado. Empresas que não têm medo de se transformar para sobreviver às mudanças externas obtêm vantagem competitiva em relação às demais.

Estamos falando isso porque o que leva as organizações à transformação digital é justamente uma necessidade real de mercado.

Uma empresa não se dá conta de que pode ser mais produtiva se não houver uma solução que prometa mais produtividade. Assim como não se dá conta de que é possível ter funcionários remotos se essa possibilidade não existir em algum lugar, tanto pelas plataformas online quanto por aplicativos de organização de tarefas.

Nesse sentido, ao perceberem um movimento crescente para o digital, as organizações entendem que precisam participar dessa transição para usufruir dos mesmos benefícios que os demais. Caso contrário, correm o risco de perder seu lugar no mercado.

O que comprova que essa mudança é mesmo necessária?

A prova disso está à nossa vista a todo o tempo. A maneira que a sociedade está se relacionando com o digital modifica gradativamente seus hábitos, o que apressa a mudança nas empresas.

Podemos enxergar isso até mesmo no vocabulário relacionado à internet, que ganha cada vez mais termos.

Trouxemos alguns dados para você se convencer de que a necessidade da transformação digital nos negócios é real. De acordo com um levantamento feito por uma empresa de análise de dados, alguns dos motivos para essa transição são:

  • há 7 bilhões de dispositivos móveis em uso no mundo;
  • por dia são gastos 3,7 trilhões de dólares em transações pela internet;
  • são quase 1 bilhão de posts no Facebook e Instagram por dia.

Diante de números como esses, podemos afirmar que a realidade leva os negócios a buscarem a transformação digital. Assim, eles buscam novas maneiras de se relacionar com o cliente, bem como de estruturar sua gestão de modo que os processos acompanhem a rapidez dessa nova forma de organização.

Esses dados te ajudaram a entender o tamanho da transformação digital? Inscreva-se na nossa newsletter e informe-se sobre as tendências do mundo digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *