Ative o Javascript em seu navegador para visualizar o site corretamente. Facebook noscript

A nova economia da era digital e a influência da internet

A nova economia da era digital e a influência da internet

A era digital abre portas para uma nova economia, a qual vem criando um forte crescimento do produto digital. Isso acontece por inúmeros motivos, mas dois deles devem ser destacados: o baixíssimo custo desse tipo de produto e a mudança de hábitos do consumidor.

Para quem tem um negócio ou quer ter, esses fatos são duas das principais preocupações. Além de ser uma fonte de receita com custo quase zero, é uma tendência de mercado que inclui cada vez mais consumidores.

Entenda melhor como funciona essa nova economia, o papel da internet no seu crescimento e as novas tecnologias aliadas ao mercado digital!

A internet criando novos comportamentos no consumidor

Nunca houve na história um consumidor tão conectado quanto nos dias atuais. Hoje, todo mundo pode desempenhar uma série de funções por meio de um dispositivo móvel, como o smartphone.

Com isso, empresas que desejam surfar a onda do digital, já estão atentas a essa tendência do consumidor.

No mundo, são 5 bilhões de pessoas com smartphones, isso é o que revela uma estimativa de uma empresa global de telefonia móvel. Isso representa bilhões de dólares investidos por empresas em suas redes e serviços pela internet ao longo dos anos.

Esse investimento não ocorre à toa. Se há esse movimento de injetar dinheiro em um setor de mercado é porque ele é lucrativo. E de fato os ganhos que relacionados à nova economia ultrapassam expectativas e crescem constantemente.

O baixo custo da nova economia

A diferença do que se gastava para abrir um negócio, quando comparada aos dias de hoje, é muito significativa. Com a diversidade de recursos digitais que uma empresa pode contar atualmente.

Nos anos 2000, o custo para iniciar uma startup era de aproximadamente US$ 5 milhões. Em 2011, alguém que tivesse a quantia de US$ 5 mil já poderia participar desse modelo.

Essa mudança gigantesca se deve à capacidade disruptiva que as novas tecnologias carregam. Fazer a mesma função com bem menos custo é uma realidade crescente em todas as áreas da vida, o que está movimentando uma nova economia.

Alguns exemplos famosos desse tipo de mudança que têm grande impacto no mercado são o aplicativo Uber e o site de hospedagem Airbnb.

Que tipo de recursos tecnológicos fomentam a nova economia?

Para fazer essa máquina girar e ter a cada momento novidades e sistemas mais evoluídos, existe uma base de recursos e tecnologias que estão acessíveis para quem deseja fazer parte de uma economia digital. São elas:

 

  • Cloud Computing;
  • Big Data;
  • Business Intelligence;
  • Inteligência Artificial;
  • Realidade Aumentada; e
  • Internet das Coisas;

 

Juntas, essas tecnologias estão revolucionando todos os setores da sociedade, desde áreas como a Saúde e a Educação até os serviços de Entretenimento e Lazer. Cidades inteligentes, hospitais inteligentes, empresas funcionando na nuvem. Tudo isso é possível graças a esses recursos.

A transformação digital já atingiu as áreas mais importante da vida. Veja aqui a transformação digital para além do que você conhece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *