Ative o Javascript em seu navegador para visualizar o site corretamente. Facebook noscript

Saiba o que é Strategic foresight e como funciona

Saiba o que é Strategic foresight e como funciona

Você empreendedor já sabe que o mercado está cada vez mais competitivo. Portanto, é importante buscar algumas maneiras de se diferenciar e o melhor jeito de fazer isso é saber o que é Strategic foresight e como ele funciona.

Se você nunca ouviu falar nessas duas palavras, não se preocupe! Neste post, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Quer ficar bem informado com a gente? Então, acompanhe!

O que é Strategic foresight?

Antes de você saber o que é Strategic foresight, é preciso definir o que é estratégia. O termo significa construir um caminho, escolher uma forma para agir, de acordo com o que você espera que aconteça.

É bom que você saiba que é possível traçar várias estratégias para o seu negócio. Adotar novas metodologias de entrada em novos mercados ou até mesmo desenvolver novos produtos. Você pode traçar estratégias para fazer uma transformação digital na sua empresa, por exemplo.

No entanto, para que tenha sucesso em todos os objetivos, é preciso planejar suas ações e esse é o campo que o Strategic foresight atua. Ele combina métodos de trabalho futuro com a gestão estratégica. Com isso, você compreende as mudanças externas como elas acontecem.

A prospectiva estratégica considera os futuros prováveis e possíveis dentro do ambiente de negócios em que a empresa está, e que sejam relevantes para a organização. Então, Strategic foresight é um conjunto de técnicas criadas e bem definidas que ajudam os gestores a lidarem com as incertezas do mercado e assim capitalizar as mudanças.

Como essa técnica funciona?

O processo de previsão é realizado de forma automatizada. A divisão é feita em três etapas:

  • Pesquisa: coleta e armazenamento de dados relevantes para o negócio;
  • Imaginação: geração de especulações sobre os cenários futuros.
  • Implementação: escolha de um cenário para a criação de uma estratégia de ação para o negócio.

 

Há várias ferramentas e tecnologias que podem ser utilizadas nessas três atividades, e que produzem as saídas desejadas e agregam valor às previsões. Contudo, você deve saber que a previsão se inicia com fatos. Dessa forma, para acertar em seus modelos futuros é necessário investir em uma boa coleta de dados e saber analisá-los. O objetivo de tudo isso é se preparar para os cenários futuros que possam vir a ocorrer e garantir uma pronta resposta a qualquer problema.

Quais são os benefícios para a empresa? 

 

Verifica as lacunas de conhecimento

O Strategic foresight beneficia qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena. Ele verifica as lacunas de conhecimento. Por mais que você conheça o mercado, há sempre o que aprender. Muitas vezes, você é surpreendido e acha que sabe tudo, mas na realidade, falta um pouco de conhecimento. Em alguns casos, os resultados negativos da sua organização podem estar ligados ao fato de existirem essas lacunas de falta de informação.

Entretanto, quando você adquire uma visão maior sobre o seu mercado de atuação, consegue visualizar uma dinâmica futura e as mudanças que poderá fazer caso precise.

 

Otimiza as contratações

Quando se amplia a visão de possibilidades e probabilidades, dá para entender quais os profissionais poderão trazer mais benefícios. Dessa maneira, você otimiza as contratações e alcança os resultados esperados.

 

Identifica os melhores parceiros

O Strategic foresight ajuda a identificar os melhores parceiros para a sua empresa. E você já sabe que as economias compartilhadas e as parcerias são o futuro dos negócios, não é verdade? Uma empresa só conseguirá sobreviver ao mercado se tiver bons parceiros e fornecedores.

 

Permite criar experiências

Outro benefício do Strategic foresight para as empresas é que ele permite criar experiências estratégicas. O teste de hipóteses é uma excelente maneira de encontrar as melhores estratégias para uma empresa, modelos de negócio inovadores e formas de se destacar da sua concorrência.

 

Fortalece a aprendizagem estratégica

Você aprende mais sobre o seu negócio. Sabe como ele funciona e conhece todas as dinâmicas do mercado, além das demandas apresentadas pelos consumidores. Dessa maneira, o Strategic foresight se mostra uma excelente alternativa para as empresas jovens, aquelas que ainda não têm um histórico. Entretanto, também é importante para as grandes organizações que desejam se reinventar no mercado.

 

Auxilia a empresa na tomada de direção estratégica

Muitas empresas se perderam devido aos avanços da tecnologia. São várias as tecnologias e oportunidades, mas investir em um caminho errado pode ser ruim para o seu negócio. Ao analisar as oportunidades e visualizar os cenários fica mais fácil tomar as decisões e escolher a melhor direção para a sua organização.

Agora que você aprendeu o que é Strategic foresight, que tal aplicar na sua empresa? Comece agora mesmo e tenha sucesso em seus negócios!

Quer aprender mais sobre as novas tecnologias para empresas? Inscreva-se na nossa newsletter e continue bem informado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *