Ative o Javascript em seu navegador para visualizar o site corretamente. Facebook noscript

Conheça a profissão cientista de dados

Conheça a profissão cientista de dados

A profissão cientista de dados é uma das mais importantes da atualidade. O trabalho deste profissional está ligado a uma demanda desafiadora: analisar um grande volume de informações disponíveis.

Em razão disso, essa é uma profissão que oferece muitas oportunidades para quem gosta de temas relacionados a tecnologia, análise e estatística. Portanto, se você que está aí do outro lado da tela do computador já teve a curiosidade para entender a profissão cientista de dados, continue com a gente e aprenda tudo sobre o assunto!

1. Como surgiu a profissão cientista de dados?

O cientista de dados é uma nova geração de especialistas analíticos com habilidades técnicas para resolver problemas complexos e curiosidade de explorar quais são esses problemas. Este profissional já atua no mercado há uma década, porém sua popularidade reflete como as empresas atuais pensam sobre as tendências digitais.

Essas informações não estruturadas não podem ser mais ignoradas e esquecidas. É uma mina de ouro virtual que ajuda a aumentar receitas, contanto que haja alguém que ajude com os insights empresariais que ninguém havia pensado em procurar. E é aí que entra o cientista de dados.

O profissional é como um “mago de dados”, que adquire massas de dados de diversas fontes e limpa, trata, organiza e prepara todos esses dados. Em seguida, ele explora suas habilidades em matemática, estatística e machine learning para descobrir insights ocultos de negócios e gerar inteligência.

Mas, o que faz um cientista de dados? Isso é o que explicaremos no próximo tópico deste artigo.

2. Quais são as principais funções do cientista de dados?

O profissional utiliza dados para encontrar soluções. Para isso, ele precisa saber o que procura ou quais são as demandas da área que será atendida. As possibilidades são várias.

Como, por exemplo, se você tem uma loja on-line e precisa criar um sistema de recomendação de compras para os clientes ou se é dono de uma transportadora que deseja calcular as rotas mais efetivas para as suas entregas, o cientista de dados poderá ajudá-lo.

É nesse momento que ele olha para tudo o que foi coletado e formula hipóteses para responder às perguntas. No exemplo, o sistema de recomendação pode ser feito a partir de buscas e compras anteriores, assim a logística de transporte pode ser melhorada por meio da combinação de dados do GPS dos entregadores com a localização dos pontos de entrega.

3. Como ele ajuda nos cenários competitivos de uma empresa?

Se sua empresa trabalha com grandes quantidades de dados e você percebe que existem problemas complexos que precisam ser resolvidos, um cientista de dados pode ser a melhor solução. Geralmente, as empresas que mais precisam desse profissional são as que atuam nos segmentos governamentais, farmacêuticos e financeiros.

Portanto, a contratação de um cientista de dados é importante para orientar as empresas em suas decisões em relação aos dados. Em muitos casos, não contar com o profissional pode ser um “salto no escuro”.

Por isso, é importante você que é diretor ou proprietário de qualquer empresa entender o trabalho do cientista de dados. Ele poderá ajudá-lo com seus dados estruturados (por exemplo, cadastro de pessoas, número de vendas na Internet ou dados sobre o seu site). E também com os dados não estruturados, aqueles que têm origem em inclusões feitas por pessoas (por exemplo, mensagens de e-mail, postagens nas redes sociais e depoimento de clientes).

O cientista de dados também atua com a estratégia de negócios e analisa os dados sobre as empresas que trabalham com comércio eletrônico, finanças, meio científico, redes sociais, saúde e telecomunicações.

Viu como a profissão cientista de dados é importante? Agora que você já sabe, que tal contratar este profissional para sua empresa? Pense nisso e tenha sucesso em seu negócio!

E aí, quer aprender mais sobre tecnologia? Assine a newsletter da Empire e fique bem informado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *