Ative o Javascript em seu navegador para visualizar o site corretamente. Facebook noscript

4 tendências digitais para pequenas empresas

4 tendências digitais para pequenas empresas

É inegável que a tecnologia vem modificando a atuação de empresas de todos os tamanhos e segmentos. A transformação digital atingiu patamares antes nunca alcançados.

Graças a tecnologias inovadoras é possível fazer muito com pouco recurso. O que é uma ótima notícia para pequenas empresas, as quais precisam de ferramentas baratas e eficientes.

Há muitas ferramentas que facilitam a rotina de negócios. Por isso, resolvemos destacar 4 delas que se tornaram tendências digitais para pequenas empresas. Vamos aos tópicos a seguir e saiba quais são!

1. Computação em nuvem

Quem já utiliza a computação em nuvem, a cloud computing, sabe da sua capacidade de substituir sistemas e recursos trabalhosos, pesados e até mesmo falhos.

No caso de negócios, aqueles que ainda não migraram para nuvem estão perdendo tempo e dinheiro que, no final das contas, representam a mesma coisa: prejuízo para a empresa.

A computação em nuvem permite que um pequeno negócio migre todos os seus processos para uma plataforma remota, a qual pode ser acessada por diferentes pessoas ao mesmo tempo, de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. Há ainda a possibilidade de manusear arquivos e pastas offline.

Além desses benefícios, a computação em nuvem dispensa uma equipe fixa de TI, bem como um servidor próprio ou atividades de suporte, backup e segurança. Tudo fica a cargo da plataforma escolhida.

2. Chatbots ou assistentes virtuais

Tudo começa com os grandes nomes da tecnologia, é assim no mundo digital. Primeiro, o consumidor se surpreendeu com uma famosa assistente virtual chamada Siri, a qual conversava e ajudava usuários do sistema iOS da Apple com suas dúvidas.

Depois, começamos a nos deparar com esse tipo de serviço nas operadoras de telefonia e empresas aéreas.

Hoje, basta você entrar em uma fanpage do Facebook de um pequeno ou grande negócio que será recepcionado por uma caixinha aberta no chat, com perguntas e respostas programadas que podem tirar suas dúvidas.

Essa tendência facilita o atendimento a clientes, criando um elo mais eficiente para estabelecer o primeiro contato.

Mas, logicamente, o contato com a empresa não pode se limitar ao chatbot apenas, ele serve como uma porta de entrada e solução para dúvidas imediatas.

3. Plataformas de atendimento variadas

Bom, falamos em assistente virtual sem antes destacar outra tendência vital nos dias de hoje, as multiplataformas de atendimento.

Em meio ao crescimento da importância do mundo virtual nas nossas vidas, não dá mais para recusar a presença digital.

Pequenas empresas devem estar presentes em diferentes canais, como em sites e blogs para aparecer em mecanismos de busca, quanto em redes sociais nas quais seu público está ou, até mesmo, em aplicativos, para estar sempre nas mãos de seus consumidores.

4. Big Data

Com toda essa informação gerada pelo uso de dispositivos, há muitos dados relevantes que podem e devem ser coletados por negócios.

O Big Data pode ser integrado com outra tecnologia chamada Business Intelligence, cuja combinação gera insights valiosos a partir da leitura e da análise (automatizada) de dados.

Imagine, por exemplo, saber o que os usuários do aplicativo de vendas da sua empresa mais acessam? Ou, ainda, até qual etapa da jornada de compra eles costumam ir?

Essas informações vão melhorar cada vez mais o posicionamento da sua marca, a sua relação com clientes e até mesmo o layout de seus canais de atendimento.

O que você achou dessas tendências digitais? Fáceis de visualizar no dia a dia de empresas, não acha?

Não fique mais por fora de nenhuma tecnologia que possa alavancar seu negócio. Assine nossa newsletter e receba muitos outros conteúdos com novidades digitais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *